Para consolidar sua presença no mercado, as empresas alocam recursos em diferentes áreas, dentre elas encontra-se a sua marca, que compreende um bem imaterial com potencial de se tornar o ativo mais valioso de uma empresa.
De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, a marca é caracterizada como um sinal distintivo visualmente perceptível que irá diferenciar uma empresa das suas concorrentes diretas. Apesar de, frequentemente, o valor deste ativo imaterial superar o do ativo material, é comum que o registro das marcas nem sempre receba a devida atenção.
Existem diversas razões para iniciar o processo de registro de marca de uma empresa. Desde prevenir problemas de direitos autorais até impulsionar o desenvolvimento e crescimento do negócio. Confira abaixo alguns motivos a serem considerados:
– Prevenção contra cópias e uso indevido: ao efetuar o devido registro, evita-se que os componentes de uma marca sejam registrados por terceiros. Mesmo que uma marca seja utilizada há muitos anos, a ausência de registro impede a aplicação de direitos legais sobre ela.
– Maior credibilidade e autoridade no mercado: uma empresa com uma marca registrada transmite maior credibilidade, segurança e autoridade, o que confere um aspecto mais confiável à sua identidade no mercado, além de poder transmitir uma impressão marcante ao seu público.
– Geração de lucros por meio de licenciamento: o registro de marca oferece a oportunidade de gerar receitas adicionais por meio do licenciamento da marca para outras empresas, a fim de permitir seu uso comercial e proporcionar lucros extras ao proprietário da marca.
– Criação de franquias: por meio de uma marca consolidada e registrada, é possível expandir o negócio com a criação de franquias. A marca registrada fornece a base sólida necessária para o crescimento e a replicação bem-sucedida do modelo de negócios.
Dessa forma, investir no registro de marca não apenas protege os ativos intangíveis de uma empresa, mas também oferece oportunidades estratégicas para fortalecer sua posição no mercado e explorar novas fontes de receita.
#Marca #RegistroDeMarca #INPI #ColettaRodrigues