O jogador de futebol Daniel Alves, atualmente em liberdade provisória após condenação na Espanha, enfrenta agora um processo por apropriação musical no Brasil. Na ação, movida pelos músicos Giuliano Matheus e Thiago Matheus, eles alegam que Alves não os incluiu como autores da música “Avião”, lançada em 2020 em uma campanha da ONU contra a desinformação na pandemia de Covid-19.
Segundo os músicos, a canção foi concebida em parceria com Alves em 2016, quando foram convidados pelo jogador para ir a Barcelona. Em depoimento à Justiça, afirmam que apresentaram a música ao lateral em 2017, na Itália, onde foram feitas modificações aceitas por ambos. Contudo, divergências comerciais levaram ao fim da relação antes do lançamento da música.
Os advogados de Daniel Alves negam as acusações, alegando que o jogador foi o único responsável pela criação da música e que as alterações foram sugeridas pelos músicos e posteriormente rejeitadas por ele. Também acusam os autores da ação de tentar enriquecer de forma ilícita, sem apresentar provas documentais.
O caso está em andamento e será julgado em breve, trazendo à tona questões sobre direitos autorais e parcerias no mundo da música. Daniel Alves, que entregou seus passaportes à Justiça espanhola como parte das condições para sua liberdade provisória, aguarda a resolução deste processo enquanto lida com as repercussões de sua condenação na Espanha.
#DanielAlves #ApropriaçãoMusical #DireitosAutorais #ColettaRodrigues